UM ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ESTEREÓTIPO DE GÊNERO E INVISIBILIDADE FEMININA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
UM ESTADO DO CONHECIMENTO

Palavras-chave

Educação em Ciências
Mulheres na Ciência
Gênero e Ciência
Educação em Direitos Humanos

Como Citar

de Abreu Fochesato Quidigno, R., Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira, Sérgio Camargo, & Tania Teresinha Bruns Zimer. (2021). UM ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ESTEREÓTIPO DE GÊNERO E INVISIBILIDADE FEMININA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Revista Gênero E Interdisciplinaridade, 2(02). https://doi.org/10.51249/gei02.02.2021.192

Resumo

Nos últimos anos é perceptível a abordagem sobre a temática da presença das mulheres na Ciência, bem como a importância de dar visibilidade à história e aos feitos dessas cientistas. Contudo, obstáculos à presença feminina no campo científico, como o sexismo e a concepção de uma Ciência androcêntrica, desestimulam meninas e mulheres a ingressarem e permanecerem na área. A presente pesquisa tem como objetivo construir um estado do conhecimento sobre os estudos acerca do estereótipo de gênero, da invisibilidade feminina e da presença das mulheres nas Ciências, em trabalhos apresentados nas últimas cinco edições do ENPEC. Partindo da análise de 26 trabalhos foi notável a necessidade da abordagem da temática de gênero, principalmente no tocante da presença das mulheres nas Ciências precocemente na Educação Básica visando equidade entre os gêneros para a promoção de uma Educação em Direitos Humanos.

https://doi.org/10.51249/gei02.02.2021.192
UM ESTADO DO CONHECIMENTO

Referências

ABRAPEC. (2019). Linhas Temáticas: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências [Web page]. Recuperado em 3 de março de 2021 de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/txt/3

Almeida, Ester A. E.; Franzolin, Fernanda (2017), A educação em Ciências e a perspectiva de gênero. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI. 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 1-9.

Alves, Maiara R.; Barbosa, Marcia C.; Lindner, Edson L. (2019), Mulheres na Ciência: a busca constante pela representatividade no cenário científico. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII. 2019, Natal. Anais... Natal: ABRAPEC, 1-8.

Araújo, Sirlene D.; Pirchiner, Juliana C.; Sgarbi, Antonio D.; Sad, Ligia A. (2017), Mulheres na ciência: estão presentes? In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI. 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 1-8.

Baia, Thainá R.; Rodrigues, Carlene G.; Soares, Z. M. (2019), Mulheres na ciência: análise da produção acadêmica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII. 2019, Natal. Anais... Natal: ABRAPEC, 1-8.

Batista, Irinéa L. Heerdt, Bettina; Souza, Denise C.; Stal, Juliana Ç.; Kikuchi, Lígia A.; Costa, M.; Corrêa, Maria L. Chiari, Nathaly D. A. (2015), Formação de Professores no Brasil e Questões de Gênero Feminino em Atividades Científicas In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X. 2015, Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindoia: ABRAPEC, 1-9.

Batista, Irinéa L.; Heerdt, Bettina; Corrêa, Kikuchi, Lígia A.; Maria L.; Barbosa, Roberto G.; Bastos, Vinicius C. (2013), Saberes docentes e invisibilidade feminina nas Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX. 2013, Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindoia: ABRAPEC, 1-8.

Candau, Vera M. F. (2012), “Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos”. Educação & Sociedade, 33(118), 235-250.

Candau, Vera M. F. (2007), Educação em direitos humanos: desafios atuais. In: SILVEIRA, M. et al. Educação em Direitos Humanos: Fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora universitária, 399-412.

Candau, Vera M. F.; Sacavino, Susana B. (2013), “Educação em direitos humanos e formação de educadores”. Educação, 36 (1), 59-66.

Chiari, Nathaly D. A.; Batista, Irinéa L. (2017) Desigualdades de Gênero no contexto de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI. 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 1-9.

Chiari, Nathaly D. A.; Heerdt, Bettina; Ferreira, Frnanda M.; Batista, Irinéa L. (2019), Noções a respeito de questões de Gênero de estudantes de licenciaturas em Ciências Biológicas de Universidades paranaenses. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII. 2019, Natal. Anais... Natal: ABRAPEC, 1-9.

Conceição, Josefa M.; Teixeira, Maria R. F. (2019), De alunas a cientistas: memórias femininas da educação e da ciência pernambucana. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII. 2019, Natal. Anais... Natal: ABRAPEC, 1-7.

Costa, Angélica F. (2019), Representação da Mulher Cientista nos Livros Didáticos de Ciências da década de 2010. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII. 2019, Natal. Anais... Natal: ABRAPEC, 1-12.

Figueiredo, Júlia M.; Simões Neto, José E.; Santos, Paloma N. A (2019), Interface Arte, Ciência e Gênero como Estratégia Teórico-Metodológica para a Elaboração de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem sobre Mulheres nas Ciências In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII. 2019, Natal. Anais... Natal: ABRAPEC, 1-7.

Finlay, Barbara (1999). Lester Frank Ward as a Sociologist of Gender: A New Look at His Sociological Work. Gender and Society, 13(2), 251–265.

Garcia, Fabiano N. S. V.; Silva, Elton B. S.S. Pinheiro, Bárbara C. S. P. (2019), Representações de cientistas na educação básica: racismo e sexismo em questão In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII. 2019, Natal. Anais... Natal: ABRAPEC, 1-8.

González, Johanna C. (2011), Concepciones sobre ciencia y género en el profesorado de Química. Aproximaciones desde un estudio colectivo de casos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IIIV. 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 1-12.

Heerdt, Bettina; Batista, Irinéa L. (2017), Saberes docentes: Mulheres nas Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI. 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, p. 1-10.

Heerdt, Bettina. (2019), A Ciência é masculina? É, sim senhora. E o Ensino de ciências? In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII. 2019, Natal. Anais... Natal: ABRAPEC, 1-9.

Lima, Betina S. (2008), Teto de vidro ou labirinto de cristal? as margens femininas das ciências. 2008. 133 f. Dissertação (Mestrado em História), Universidade de Brasília, Brasília.

Lima, Luis V. S.; Dantas, Josivânia M.; Cabral, Carla G. (2015) Concepções de estudantes do Ensino Médio sobre Ciência e Gênero. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X. 2015, Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindoia: ABRAPEC, 1-9.

Marchi, Mariana; Rodrigues, André (2017), O sexismo e suas consequências: um ensaio sobre a percepção de Ciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI. 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 1-11.

Martins, Adriana M. Lima Junior, Paulo (2019), Educação Cientifica como prática feminina ou feminista? In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII. 2019, Natal. Anais... Natal: ABRAPEC, 1-7.

Mendes, Gabriella S.; Fonseca, Alexandre B. C. (2019), A Participação Feminina na Carreira Cientifica no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF- UFRJ): Um olhar ao longo dos anos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII. 2019, Natal. Anais... Natal: ABRAPEC, 1-8.

Menezes, Carmem G. P.; Moreira, Leonardo M (2015), Mulher e Ciência no texto Oxigênio. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X. 2015, Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindoia: ABRAPEC, 1-8.

Morosini, Marília C. (2015), “Estado de conhecimento e questões do campo científico”. Educação, Santa Maria, 40 (1), 101-116.

Morosini, Marília C. Fernandes, Cleoni M. B. (2014), “Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções”. Educação por Escrito, Porto Alegre, 5 (2), 154-164.

Pereira, Juliana C.; Loguercio, Rochele Q. (2019), O Jornal da Ciência e a visibilidade de gênero: igualdade e diferença. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII. 2019, Natal. Anais... Natal: ABRAPEC, 1-6.

Rojas, Quira A.S.; Andrade, Adeia M. (2015), Perspectiva de género y diversidad cultural en la enseñanza de las ciencias: Mapeamiento Informacional Bibliográfico (MIB). In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X. 2015, Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindoia: ABRAPEC, 1-9.

Rosental, Renata; Rezende, Deisy B. (2017), É possível ser mulher na Ciência? In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI. 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 1-11.

Santos, Paloma N.; Loguercio, Rochele Q. (2019), Vestido de Curie. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII. 2019, Natal. Anais... Natal: ABRAPEC, 1-9.

Silva, Ana F.; Santos, Ana P. O.; Heerdt, Bettina (2017), Questões de Gênero na Educação Cientifica: Tendências nas Pesquisas Nacionais e Internacionais In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI. 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 1-9.

Silva, Fabiane F. da (2012) Mulheres na ciência: vozes, tempos, lugares e trajetórias. Rio Grande: FURG, 2012. 147f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde), Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande.

Silva, Fabiane F. da; Ribeiro, Paula R. C. (2014) Trajetórias de mulheres na ciência: “ser cientista” e “ser mulher. Ciência e Educação, Bauru, 20 (2), 449-466.

Souza, Hemilly C.; Arteaga, Juan M. S. (2015), Possíveis contribuições das epistemologias feministas para o ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X. 2015, Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindoia: ABRAPEC, 1-8.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...