PLAYFUL RESOURCES IN THE DEVELOPMENT OF READING ON CHILDREN WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDER.
PLAYFUL RESOURCES

Palavras-chave

Autism Spectrum Disorder
Playful Resources
Reading Skill
Learning

Como Citar

Oliveira Soares, M. (2022). PLAYFUL RESOURCES IN THE DEVELOPMENT OF READING ON CHILDREN WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDER. Revista Gênero E Interdisciplinaridade, 3(03), 189–206. https://doi.org/10.51249/gei.v3i03.775

Resumo

The present study is outlined on the topic student with Autism Spectrum Disorder and reading practice. In this way, it seeks as an objective to elucidate the main challenges and possibilities for reading from the use of playful resources. It seeks, in parallel, to contribute with the conceptual aspects and outlining possible actions of educators and possible pedagogical strategies that contribute to the teaching and learning process. To achieve the proposed objectives, the present research appropriated a bibliographic, qualitative study, searching through the existing literature in the main databases, to elucidate the proposed aspects. As a result, the literature has shown that the school is faced with challenges mainly in the aspects of teacher preparation and educational strategies. As possibilities, it has mainly highlighted the work with playful resources, whether through games, games, paintings, among others, which allows the student with ASD, auditory aspects that are fundamental for learning, especially reading. It is concluded that playful resources have been shown as a highly effective methodology in the schooling process of the autistic student, contributing to the most diverse fields, which are essential for reading, writing and the integral development of this student.

https://doi.org/10.51249/gei.v3i03.775
PLAYFUL RESOURCES

Referências

ANDRADE, Elizabete Maria de Almeida et al. Eficácia de um programa de intervenção fônica para crianças com dificuldades de leitura e escrita. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 31, n. 95, p. 119-129, 2014. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862014000200005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 12 de maio de 2022.

BATTISTELLO, Viviane Cristina de Mattos. Despertar para a leitura: uma proposta de letramento emergente para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dissertação (Mestrado), Universidade Feevale, Novo Hamburgo, 2019.

CAETANO, Ubirajara da Silva; GOMES, Marineide de Oliveira. Intervenções lúdicas inclusivas: possibilidades e dificuldades de interação e comunicação de crianças com transtorno do Espectro Autismo (TEA) em aulas de Educação Física Infantil. Momento-Diálogos em Educação, v. 30, n. 01, 2021.

COLLA, Rodrigo Avila. O brincar e o cuidado nos espaços da educação infantil: desenvolvendo os animais que somos. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 100, n. 254, p. 111-126, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-66812019000100111&script=sci_arttext. Acesso em 12 de maio de 2022.

COSTA, Jaqueline Mendes et al. O ensino por meio do lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental: Um relato de experiência com jogo matemático. Rev Produção Acadêmica. NURBA. vol. 2. n. 2. p. 174-183. Palmas - TO. 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/download/3141/9437/. Acesso em 11 de maio de 2022.

FERREIRA, Ana Paula da S. Martins; ALBRECHT, Ana Rosa Massolin Transtorno do espectro autista: O lúdico como ferramenta na alfabetização. 2021. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/handle/1/1037?show=full. Acesso em 12 de maio de 2022.

FERRO, Bruno Rogério; VIEL, Franciele Vanessa. A importância do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental. Rev Científica UNAR. v. 18. n. 1. p. 109-129. Araras-SP.2019.Disponível em: http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol18_n1_2019/9_A_IMPORTANCIA_DO_LUDICO_NAS_SERIES_INICIAIS_DO_ENSINO_FUNDAMENTAL.pdf. Acesso em 11 de maio de 2022.

GOMES, Camilla Graciella Santos; DE SOUZA, Deisy das Graças. Ensino de Sílabas Simples, Leitura Combinatória e Leitura com Compreensão para Aprendizes com Autismo. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 22, n. 2, p. 233-252, June 2016 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141365382016000200233&lng=en&nrm=iso. Acesso em 10 maio de 2022.

JURDI, Andrea Perosa Saigh et al. Inventários das brincadeiras e do brincar: ativando uma memória dos afetos. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 22, n. 65, p. 603-608, Apr. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200603&lng=en&nrm=iso. Acesso em 12 de maio de 2022.

LÚDICO. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. 2020. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/lúdico. Acesso em 12 de maio de 2022.

MIRANDA, Beatriz de Melo et al. Desafios no processo de ensino/aprendizagem na alfabetização de uma criança com TEA. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID1608_21082019164215.pdf. Acesso em: 10 de maio de 2022.

NUNES, Débora Regina de Paula; WALTER, Elizabeth Cynthia. Processos de Leitura em Educandos com Autismo: um Estudo de Revisão. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 22, n. 4, p. 619-632, dez. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000400619&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 12 de maio de 2022.

OLIVEIRA, Ana Lisa dos Santos. A importância do lúdico para o desenvolvimento de crianças autistas. 2021. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/handle/1/1000. Acesso em: 12 de maio 2022.

OLIVEIRA, Jocirley; ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Leitura e escrita em crianças com autismo: o trabalho psicopedagógico a partir do método fônico da clínica escola mundo autista. Facit Business and Technology Journal, v. 1, n. 29, 2021. Disponível em: http://revistas.faculdadefacit.edu.br/index.php/JNT/article/view/1166. Acesso em: 10 de maio de 2022.

OLIVEIRA, Lúcia Helena Gazólis de; BONAMINO, Alicia. Efeitos diferenciados de práticas pedagógicas no aprendizado das habilidades de leitura. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.23, n.87, p.415-435, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100017>. Acesso em 15 de maio de 2022.

PINHO, Mariana Campos. Contribuições do uso de atividades lúdicas em sala de aula, para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma intervenção no contexto escolar. 2018. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pelotas. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/bitstream/prefix/4379/1/Mariana%20Campos%20Pinho.pdf. Acesso em: 10 de maio de 2022.

QUEIROZ, Lara Rodrigues. Leitura dialógica: efeitos no desenvolvimento de comportamento verbal em crianças com transtorno do espectro autista (TEA). 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.22981. Acesso em: 12 de maio de 2022.

RIBEIRO, Natasha Coutinho Revoredo. A biblioterapia como auxiliar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Informação & Informação, v. 26, n. 2, p. 231-255, 2021. DOI: 10.5433/1981-8920.2021v26n2p231 Acesso em: 10 de maio de 2022.

SILVA, Ceris Salete Ribas da; CAFIERO, Delaine. Implicações das políticas educacionais no contexto do ensino fundamental de nove anos. Educ. rev. [online], v.27, n.2, p.219-248, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982011000200011&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 15 de maio de 2022.

SILVA, Luciana Soares da. O lúdico como caminho facilitador para a leitura de crianças autistas. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2693. Acesso em: 12 de maio de 2022.

SILVA, Patrícia Maria Machado da; ROSSI, Maria Aparecida Lopes. Provinha Brasil: avaliação diagnóstica ou classificatória. Poíesis Pedagógica, v.11, n.2, p.77-92, 2014. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29581. Acesso em 12 de maio de 2022.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...