Resumo
Este artigo aborda os desafios e as possibilidades encontrados no ensino fundamental relacionados à leitura e escrita. Utilizando uma metodologia de revisão bibliográfica qualitativa, o estudo analisa obras e pesquisas relevantes sobre o tema, com o objetivo de identificar estratégias eficazes para promover o desenvolvimento da leitura e escrita entre os alunos do ensino fundamental. Os desafios incluem questões como a diversidade de habilidades de leitura e escrita entre os alunos, a falta de recursos adequados, as dificuldades de alfabetização e o impacto das novas tecnologias na prática pedagógica. No entanto, também são exploradas as diversas possibilidades de intervenção, tais como a adoção de metodologias ativas, o uso de recursos tecnológicos, a formação continuada de professores e a promoção de um ambiente alfabetizador. Conclui-se que, ao reconhecer e enfrentar os desafios existentes, é possível criar um ambiente educacional mais inclusivo e estimulante, que promova efetivamente a leitura e escrita entre os alunos do ensino fundamental.
Referências
Aguiar, Vera Teixeira de. Era uma vez... na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.
Brasil. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: SEED: 1999.
Brasil, Leis e Decretos. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo (1988).
Cagliari, Luiz Carlos. A respeito de alguns fatos do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita pelas crianças na alfabetização. Alfabetização e letramento: perspectivas lingüísticas. ROJO, R.(Org.), Campinas: Mercado das Letras, 1998.
Capellini, Simone Aparecida; Conrado, Talita Laura Braz Capano. Desempenho de escolares com e sem dificuldades de aprendizagem de ensino particular em habilidade fonológica, nomeação rápida, leitura e escrita. Rev Cefac, v. 11, n. 2, p. 183-93, 2009.
Costa, Antônio Cláudio Moreira. Educação de jovens e adultos no Brasil: novos programas, velhos problemas. Cadernos de Pesquisa–Pensamento Educacional, Curitiba, v. 4, n. 8, p. 64-82, 2009.
Eichenberg, Renata Cavalcanti. Ler e brincar: uma combinação possível para formar leitores. Signo, v. 32, n. 53, p. 110-119, 2007.
Freire, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1987. Pedagogia da autonomia, 1996.
Gadotti, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.
Guidetti, Andréia Arruda; Martinelli, Selma de Cássia. Compreensão em leitura e desempenho em escrita de crianças do ensino fundamental. Psic: revista da Vetor Editora, v. 8, n. 2, p. 175-184, 2007.
Kleiman, Ângela. Leitura: ensino e pesquisa. São Paulo: Pontes, 2007.
Krug, Flavia Susana. A importância da leitura na formação do leitor. REI–Revista de educação do IDEAU, v. 10, n. 22, 2015.
Lerner, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e a necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Mendonça, O. S. Alfabetização método sociolinguístico: consciência social silábica e alfabética em Paulo Freire. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
Minayo, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 19ª ed. 2001.
Nascimento, Taislane. A. S. Barbosa, Maria Lúcia. A influência da escola e da família no estimulo a leitura na Educação Infantil. Volume 1. Recife, 2006.
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EDUUFSCar, 2004.
Nóvoa, António. Formação de Professores e Trabalho Pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
Peres, Giami. Contar histórias: Professor contador contribui para a aprendizagem dos alunos. Revista do professor, São Paulo, 2009.
Pimenta, Selma Garrido. (Org.) Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.
Pimenta, Selma Guarrido. Saberes Pedagógicos e Atividades Docentes. São Paulo: Cortez, 1999.
Souza, Leila B. M. A importância da leitura para a formação de uma sociedade consciente. Salvador, 2008.
Tardif, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Vieira, Letícia Alves. Formação do leitor: a família em questão. Belo Horizonte, 2004.