A PSICOPEDAGOGIA E SUAS MEDIAÇOES NO MANEJO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR – TOD
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Palavras-chave

infância; transtorno opositor desafiador (TOD); psicopedagogia; mediação.

Como Citar

Freitas de Castro Rebouças, E. ., Vieira Soares, F. ., Josilene Pinheiro Rocha, A. ., & da Costa Albuquerque, G. . (2025). A PSICOPEDAGOGIA E SUAS MEDIAÇOES NO MANEJO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR – TOD. Humanas Em Perspectiva, 12. https://doi.org/10.51249/hp12.2025.2511

Resumo

O TOD é um distúrbio de comportamento caracterizado por um padrão recorrente de comportamentos negativo, hostil e desafiador, principalmente a figuras de autoridade. O objetivo principal do presente trabalho é analisar as mediações no manejo profissional de psicopedagogia em sua prática. O estudo se justifica pela escassez de aprofundamentos de trabalhos científicos inerente ao assunto. A metodologia do estudo é de abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica. Os resultados revelaram poucas informações e orientações produzidas cientificamente da Psicopedagogia de como lidar com crianças diagnosticadas com TOD, assim como proposições interventivas positivas e diferenciadas adequadas para esse público. Assim, nos apoiamos no embasamento teórica das mediações nos autores que defendem que o sujeito é capaz de se modificar por meio dos processos de mediação. Por conclusão temos os ganhos profissionais com o aprofundamento teórico dos modos de mediação no campo da psicopedagogia, assim como, a indicação para pesquisas voltadas ao desenvolvimento de estratégias de mediação e sua aplicabilidade.

https://doi.org/10.51249/hp12.2025.2511
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