COACHING NA EDUCAÇÃO
COACHING

Palavras-chave

Coaching. Educação. Coaching Educacional. Professor.

Como Citar

Flávia de Amorim Melo, A. . (2024). COACHING NA EDUCAÇÃO: COACHING NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR. Humanas Em Perspectiva, 61. Recuperado de https://www.periodicojs.com.br/index.php/hp/article/view/2016

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral investigar o uso do Coaching em âmbito educacional. Contudo, buscando alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfica, ao qual, utilizou-se artigos, revistas, e estudos aos quais tratam sobre a presente temática apresentada neste estudo, como fonte de embasamento teórico. Com a análise da pesquisa, compreende-se que o Coaching é uma metodologia viável e bem sucedida quando aplicada na Educação, mais especificamente, ao docente; uma vez que possibilita a compreensão da subjetividade do professor e a construção de sua identidade com sujeito social, buscando o equilíbrio de suas dimensões pessoais e profissionais e, principalmente, adequá-las aos seus princípios e valores. Destarte, foi possível verificar o impacto positivo do Coaching no docente, sendo relatados ganhos enormes tais como: autoconciência, autorresponsabilidadade, autorrealização, que transbordam em determinação no alcance de metas e melhor qualidade de vida , além de contribuir de forma eficaz com o processo de ensino e aprendizagem. Por fim, a presente pesquisa conclui que o Coaching Educacional, como instrumento de formação continuada do professor, demonstra ser uma inovação pedagógica para obtenção de resultados extraordinários na prática escolar e acadêmica, trazendo uma nova perspectiva ao professor e, consequentemente, aos alunos, às instituições e à Sociedade.

COACHING

Referências

ATKINSON, M. W.; CHOIS, R. T. A arte e a ciência do coaching: Coaching passo a passo. Tradução de Iaci RIOS. São Paulo: PerSe, 2014. ISBN 978-85-64280-40-3.

D’ADDARIO, M. Coaching na educação: Educação com motivação para o crescimento individual. Tradução de Ana Lúcia Teodoro DIAS. Ceará: Barcelcube Inc., 2016.

FABRÍCIO, A.; SMANEOTO, C. Coaching, Mentoring e a Educaçãoo para o desempenho das equipes. In: ROMA, A.; OLIVEIRA, M. M. D.; WUNDERLICH, M. Aplicação do Coaching e Mentoring na educação. 1. ed. São Paulo: Leader, 2019. Cap. 4, p. 33-40.

GIROUX, H. Os professores como Intelectuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MARION, A. Manual do Coaching: Guia prático de formação profissional. São Paulo: Atlas, 2019.

MOREIRA, A. F. (org.); DA SILVA, T. T. (org.). Currículo, Cultura e Sociedae. São Paulo: Cortez, 2001. ORGANIZAÇÃO - EDITAR.

MUND, R. T. Coaching Educacional nas escolas de educação básica formal como uma receita para o engajamento. In: ROMA, A. (coord.).; DE OLIVEIRA, M. M. (coord.); WUNDERLICH, M. (coord.). Aplicação do Cocahing e Mentoring na Educação. São Paulo: Leader, 2017. Cap. 13, p. 117-126. ISBN 978-85-66248-63-0.

OLIVEIRA, M. K. D. Aprendizado e Desenvolvimento. São Paulo: Scipione, 2006.

PACHECO, J. A. Escritos Curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.

WUNDERLICH, M. Coaching e Mentoring aplicado na Educação. In: ROMA, A. (coord.); DE OLIVEIRA, M. M.; WUNDERLICH, M. (coord.). Aplicação do Coaching e Mentoring na Educação: Como alcançar resultados no meio educacional. São Paulo: Leader, 2017. Cap. 3, p. 25-32.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...