EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
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Palavras-chave

educação; educação popular em saúde; educação continuada.

Como Citar

Helena Heineck, L. ., Beatriz Bacelar Tibães, H. ., David Leite Santos, L. ., Wanessa Freire Oliveira, Ângela ., Lucciane Alves Maria, E. ., Beatriz Lima Pimenta, M. ., de Brito Oliva Dias, C. ., Pereira Oliveira, E. ., Cordeiro Muniz Silva, E., Fernandes Silva Freita, L. ., Dayane Capuchinho de Oliveira, M. ., Anelita Pereira Souza, L. ., & Cristina Ferreira Silva, M. . (2025). EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE . Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 86. Recuperado de https://www.periodicojs.com.br/index.php/easn/article/view/2507

Resumo

O presente estudo objetiva buscar analisar as interfaces entre a educação popular em saúde e a formação dos profissionais atuantes no sistema único de saúde. Conduziu-se um estudo teórico-reflexivo fundamentado nos conceitos de educação em saúde e promoção da saúde. No campo da saúde, a educação popular tem sido utilizada como uma estratégia de superação do grande fosso cultural existente entre os serviços de saúde e o saber dito científico, de um lado e, por outro lado, a dinâmica de adoecimento e cura do mundo popular. Atuando a partir de problemas de saúde específicos ou de questões ligadas ao funcionamento global dos serviços, busca entender, sistematizar e difundir a lógica, o conhecimento e os princípios que regem a subjetividade dos vários atores envolvidos, de forma a superar as incompreensões e mal-entendidos ou tornar conscientes e explícitos os conflitos de interesse. A partir deste diálogo, soluções vão sendo delineadas, as quais, incluem uma nova perspectiva de formação a partir da problematização e mobilização de conhecimentos prévios, sentimentos, perplexidades e dúvidas sutis e ainda pouco elaboradas, numa perspectiva de valorização dos saberes.

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Referências

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