ENTRAVES PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA/PB
ENTRAVES

Palavras-chave

Atenção básica, Educação em saúde, Doenças crônicas não transmissíveis

Como Citar

Costa de Melo Almeida, T., Amaral Leite, T. ., & Carvalho da Costa, J. . (2022). ENTRAVES PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA/PB. Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 9. https://doi.org/10.51249/easn09.2022.980

Resumo

O presente relato descreve a experiência vivenciada por residentes multiprofissionais em saúde da família e comunidade em um grupo operativo com usuários portadores de HAS e DM e os entraves para a educação em saúde em uma Unidade de Saúde da Família do Município de João Pessoa/PB. O grupo em questão foi realizado de forma rotativa com relação aos integrantes, sendo 4 encontros por ciclo. Os encontros eram quinzenais e abordavam temáticas variadas, sendo conduzido pelas residentes multiprofissionais da unidade. Houve boa avaliação das atividades desenvolvidas por parte dos integrantes do grupo, porém nem todos tinham perfil para a participação de grupos operativos, seja por características pessoais ou características externas. Quanto a participação dos profissionais, percebemos sua omissão tanto no processo educativo, quanto nas reuniões do grupo em si, de forma que as atividades educativas ficam a cargo dos residentes e estagiários. Esperamos ter contribuído para a reflexão acerca do importante compromisso social da equipe multiprofissional com as atividades de educação em saúde dos grupos operativos de portadores de doenças crônicas na USF, enquanto ferramenta para melhorar as condições de atendimento e de saúde da população.

https://doi.org/10.51249/easn09.2022.980
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