REFLEXÕES SOBRE OS CUIDADOS COM O COTO UMBILICAL DO RECÉM-NASCIDO
REFLEXÕES SOBRE OS CUIDADOS

Palavras-chave

Promoção da saúde. Coto umbilical. Cuidado. Saúde.

Como Citar

Gomes, L., Carvalho Damascena, V. ., de Lacerda, Érica D. ., de Lucena Silva, L. K. ., de Souza Silva, L. G. ., & Ribeiro Costa, M. C. (2021). REFLEXÕES SOBRE OS CUIDADOS COM O COTO UMBILICAL DO RECÉM-NASCIDO . Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 1. Recuperado de https://www.periodicojs.com.br/index.php/easn/article/view/187

Resumo

Introdução: O coto umbilical é uma pequena parte do cordão umbilical que fica após o nascimento, e necessita de cuidados essenciais para que não ocorre o desenvolvimento de patologias no local. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo descrever os cuidados com coto umbilical de recém-nascidos a partir de reflexões teóricas. Metodologia: Pesquisa reflexiva, realizada com a leitura dos manuais do ministério da saúde, artigos e livros referentes a temática. Resultados: O resultado mais importante, é a educação em saúde que precisa ser realizada desde o pré-natal, ensinando aos pais sobre a higienização do coto umbilical e os devidos cuidados com ele, até que solte da pele do recém-nascido. Considerações Finais: A prevenção e promoção da saúde são fatores primordiais para o cuidado do recém-nascido, tornando-se lago importante para a prática de enfermagem.

REFLEXÕES SOBRE OS CUIDADOS

Referências

BackesI, VMS. et al. “Teses e dissertações de enfermeiros sobre educação em enfermagem e saúde: um estudo bibliométrico”. (2013). RevBrasEnferm, Brasília, mar-abr; 66(2): 251-6.
Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. “Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde”. (2012). Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde. - 2. ed.– Brasília : Ministério da Saúde.
Brasil. Ministério da Saúde: “Caderno de Educação Popular e Saúde”. (2007) -1ed – Brasília, Distrito Federal.
Brasil. Ministério da Saúde: “Manual de Assistência ao Recém Nascido”. (1994). Brasília, Distrito Federal, 1994. Consultado a: 14.05.2016, em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/0104manual_assistencia.pdf.
Frederico, P. et al. “Atividade educativa no alojamento conjunto: relato de experiência”.(200). Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 4, p. 38-44, agosto 2000.
Linhares, EF. “A saúde do coto umbilical”. (2011). 3. ed. Jequié: UESB. Consultado a: 14.05.2016, em http://www.uesb.br/links/2012/02/saude_colo_umbilical.pdf.
Miranda JOF. et al. “Evidências para as práticas de cuidado do coto umbilical: revisão integrativa”. (2016). Rev enferm UFPE on line., Recife, 10(Supl. 2):821-9, fev.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...